A FITec atua no desenvolvimento de produtos em diversas modalidades de contratação. As mais comuns são a formação de equipes dedicadas a seus clientes e parceiros e a execução de projetos de escopo fechado, seguindo requisitos previamente acertados. Dependendo da natureza dos serviços, eles podem utilizar algum dos incentivos atualmente existentes.

Na modalidade equipes dedicadas, nosso profissionais trabalharão exclusivamente nos projetos do parceiro, aumentado o conhecimento nos processos internos do mesmo e com isto a eficiência na execução das atividades do dia a dia. Todas as atividades são acompanhadas por nossos gestores de forma a garantir que nossos profissionais estejam sempre focados e tenham toda a capacitação e motivação necessárias para sua execução.

Na modalidade escopo fechado são definidos os requisitos a serem desenvolvidos e todas as atividades são realizadas sob a gerência técnica da FITec, garantindo que o escopo contratado seja entregue no prazo e custo acordados e com a máxima qualidade.

Desenvolvimento de Software

No mundo moderno, onde estamos cercados de dispositivos computacionais, grande parte do desenvolvimento de um produto é feita por meio de software, trazendo flexibilidade e mutabilidade para os produtos. Atualmente é inconcebível ter um produto que se limite àquilo para o que foi originalmente desenvolvido, com novas funcionalidades sendo incorporadas continuamente por meio de novas versões do software que o equipa. A criação de algoritmos é a pedra basilar da criação de um software, definindo o caminho lógico a ser seguido pelos dados desde sua aquisição, passando pela concatenação até chegar ao resultado esperado. Nesse caminho são processadas fórmulas matemáticas e realizadas análises lógicas. O quadro de colaboradores da FITec, em SW, é composto de arquitetos de sistemas, desenvolvedores de software e especialistas em testes, habilitados nas mais diferentes linguagens, ferramentas, sistemas operacionais e ambientes, ajudando seus clientes a superar desafios tecnológicos e demandas de negócio em vários setores.

Aplicações Móveis

Aplicações Móveis

Plataformas OSS/BSS

Plataformas IPTV

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Metodologia de Desenvolvimento de Software e Sistemas

Desenvolvimento de Device Drivers

Desenvolvimento de Protocolos de Comunicação

Projeto de Banco de Dados

Software para Sistemas de Tempo Real

Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos

Desde sua origem, a FITec trabalha no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos (hardware e firmware) de grande complexidade e alta confiabilidade que atendem a normas e especificações técnicas nacionais e internacionais. A criação de um novo equipamento segue um processo que se inicia na geração das demandas de funcionalidades dos clientes, do mercado e dos requisitos técnicos a serem atendidos (normas e especificações). Após a etapa de especificações e requisitos inicia-se o projeto considerando-se:

DFMP – Design for Manufacturing

Layout for Manufacturing

DFT – Design for Testing

ICT – In-Circuit Test

AOI – Automatic Optical Inspection

AXI – Automatic X-ray Inspection

Otimização da lista de componentes visando qualidade, custo, disponibilidade e aplicabilidade na produção

EMI/EMC – Compatibilidade e Interferência Eletromagnética

Os bons resultados da FITec nesta área são possíveis graças a uma equipe de colaboradores experientes, que seguindo a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), estão envolvidos desde as especificações de alto nível junto ao cliente até os detalhes do processo de manufatura e teste da área de produção do cliente ou da CM (Customer Manufacturing Company) que será responsável pela futura produção.

Alguns dos projetos desenvolvidos:

Respiradores pulmonares para aplicação em UTI´s

Equipamentos de transmissão óptica SDH

Equipamentos para redes FTTH, OLT´s e ONTs

Módulos Wi-fi para Roteadores

Sensores IoT com tecnologias 6LowPAN, Sig-Fox, LoRa, Cat-M

Equipamentos de ultrassom

Sistemas de automação de testes para produção

Equipamento de UPS

Módulo de injeção de gás GNV para veículos bicombustíveis

Sistema de monitoramento de chaves seccionadoras para estações de energia não assistidas

Aparelhos de implante dentário

Centrais de comutação telefônica com capacidade de até 30.000 assinantes

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) se tornou uma realidade no mundo, com profundos impactos no dia a dia das empresas e da sociedade. É uma área de conhecimento que envolve diferentes campos das ciências como matemática, software, computação e lógica. O quadro de colaboradores da FITec, em IA, é composto por cientistas de dados, matemáticos e desenvolvedores de software para as mais diferentes linguagens, ferramentas e ambientes em nuvens, tornando as aplicações de IA uma realidade para os clientes, ajudando-os a superar desafios tecnológicos e demandas de negócio em vários setores.



Os projetos utilizam técnicas que possibilitam:

Processamento de Linguagem Natural (NLP)
Processamento de imagens para detecção, segmentação e classificação de objetos para as mais diversas aplicações
Utilização de algoritmos de “machine learning” para predição de variáveis de manutenção, comportamentos da rede, comportamento de clientes, etc

A aplicação destas técnicas possibilita o desenvolvimento de projetos em áreas tais como:

Manutenção preditiva

Logística

Cidades inteligentes

UX (User Experience)

Análises preditivas ad hoc

Aquisição e visualização de dados de documentos e fontes “físicas”

Saúde

Alguns projetos realizados:

Detecção de elementos e defeitos em rede elétrica a partir de imagens

Identificação de vegetação invasões em áreas de servidão a partir de imagens

Identificação de ocupação em pontos de fixação dos postes

Identificação dos diferentes tipos e potências de lâmpadas utilizadas em iluminação pública e o estado de funcionamento das mesmas

Transformação digital do serviço de estabelecimento de nova ligação nova de assinante da rede elétrica.

Sistema inteligente de planejamento, controle e otimização do processo de limpeza de isoladores utilizando análise de ofensores da rede elétrica

Diagnóstico de doenças pulmonares (COVID) com base em imagens de raios-X 3D

Detecção de atos ilícitos (armas, drogas, outros) com base em imagens de raios-X corporais dos sistemas de segurança das prisões

Sistema de previsão de descarga elétricas para o envio de alertas em regiões de mineração

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma das principais tecnologias de suporte aos processos de transformação digital, permitindo a implementação de soluções e negócios inovadores.

O desenvolvimento de soluções IoT inclui diversos componentes, tais como dispositivos, rede de conectividade, soluções em nuvem, inteligência artificial (IA) e experiencia do usuário (UI/UX).

O quadro de colaboradores da FITec é composto por profissionais com competências em todos esses segmentos, incluindo desenvolvedores de hardware e dispositivos, software embarcado, integração com as diversas redes de conectividade, desenvolvimento de soluções para nuvens públicas, privadas ou híbridas de forma agnóstica, incluindo front-end para portais web e aplicativos moveis, análise de dados e IA sobre os dados coletados.

A FITec tem os profissionais e o conhecimento para desenvolver soluções IoT fim-a-fim, englobando todos as etapas da cadeia, ou focando no desenvolvimento de componentes específicos a serem integrados com outros elementos e soluções. A FITec também atua como integradora de soluções IoT.

Transformação Digital

A Transformação Digital consiste no uso de tecnologia digital para a melhoria dos processos de negócios e operacionais com objetivos de gerar soluções para os clientes de forma inovadora.

A tecnologia 5G para as redes celulares será um grande alavancador para ampliar as oportunidades de desenvolvimento de projetos de transformação digital.

A FITec já tem seus colaboradores com experiência nos temas principais da Transformação Digital, tais como, customer/user experience (CX/UX), inteligência artificial, e desenvolvimento e integração de sistemas, além de ter um programa de capacitação que objetiva a evolução nas áreas relevantes. Essa evolução permite à FITec participar de projetos inovadores em parceria com universidades e outros institutos de P&D.