A FITec

Sobre a Fitec

>

Criada na década de noventa, a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelos diversos órgão brasileiros, habilitado a   celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos.  

Seu quadro conta com cerca de 350 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação nas áreas de Transformação Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, IoT, Gestão, Design Industrial e Engenharia de Produção, distribuídos entre Recife, Campinas, São José dos Campos e Belo Horizonte.  

Este time, trabalhando isoladamente ou em conjunto com equipes de parceiros de diversas partes do mundo, desenvolveu nos últimos anos projetos de Hardware, Firmware e Software nas áreas de: Telecomunicações, Informática, Energia Elétrica, Equipamentos Biomédicos, Automação Industrial (4.0), Tecnologias Assistivas, Indústria Automotiva e Logística. 

A FITec  já desenvolveu mais de 600 projetos de P&D, incluindo a concepção de mais de 200 equipamentos eletrônicos, e suas soluções foram instaladas em mais de 25 países, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de Indústria 4.0, Logística, Telecom, Energia, Agroindústria, Mineração, Educação, Saúde. 

A diversidade de assuntos e a complexidade das áreas envolvidas exigem que os colaboradores e a gestão se mantenham sempre atualizados, trabalhando no aperfeiçoamento dos recursos humanos e na formação de novos colaboradores. 

Governança
Resposabilidade Social
Sustentabilidade
Presença

Governança

Nosso modelo de governança tem como objetivo materializar os princípios que orientam nossas ações: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. As diretrizes e políticas gerais que nos orientam são estabelecidas pelo Conselho Curador, órgão deliberativo da FITec, que monitora a implementação dessas iniciativas pela Diretoria Executiva. Suas decisões são encaminhadas para registro e aprovação do Ministério Público Federal. O Conselho Fiscal assessora o Conselho Curador na análise das nossas finanças. A Diretoria Executiva elabora e executa o programa anual de atividades e gere integralmente a organização. O Conselho Técnico Científico assessora a Diretoria Executiva visando constante evolução tecnológica.

Missão

Contribuir com conhecimento e inovação para a evolução da sociedade.

Visão

Ser referência em inovação tecnológica nos mercados em que atue.

Valores

Ética, excelência, transparência, equidade e liderança sustentável.

Responsabilidade Social

Desde a sua fundação, a FITec se caracterizou por valores e ações que vão além da sua atividade de P&D, sempre aperfeiçoando e solidificando suas práticas de empresa cidadã socialmente responsável, contribuindo com a promoção da cidadania e o desenvolvimento da comunidade dentro de seus diferenciais competitivos. Expressa seus valores e princípios éticos nas práticas comerciais e operacionais. 

Neste sentido, também realiza ações de promoção e amparo social junto a diferentes comunidades nas regiões onde atua, com a participação direta dos colaboradores nas diferentes atividades. 

Sustentabilidade

Responsabilidade socioambiental é um compromisso da FITec em todas as suas atividades, com a promoção de ambiente de trabalho saudável e infraestrutura de segurança e emergência apropriados, assim como o eficiente uso de energia. 

A FITec contribui com inovação tecnológica em resposta às necessidades da sociedade e dispõe de competência para projetos em Eficiência Energética, capazes de criar valor econômico para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente. 

Assim como para o setor fabril e de telecomunicações, mas principalmente para o setor elétrico e para a sociedade, o trabalho da FITec é capaz de impactar na eficiência operacional, contribuindo para a abordagem 4D - Descarbonização, Descentralização, Digitalização e Democratização - atuando em projetos voltados para: 

Estimular a Eficiência Energética, a substituição de equipamentos obsoletos por equipamentos eficientes e fomentar seu desenvolvimento e produção;

Ampliar o conhecimento das comunidades em relação ao uso eficiente de energia e a questões ambientais;

Contribuir para promover melhorias na qualidade de vida da população e incentivar o uso consciente da energia;

Elevar o desenvolvimento social, econômico e ambiental, por meio da democratização do uso da energia elétrica.

Presença

Recife - PE

Campinas - SP

São Jose dos Campos - SP

Belo Horizonte - MG